segunda-feira, 24 de março de 2008

Sobrevivi!

Depois de mais um fim-de-semana de Páscoa tive de me beliscar toda, reunir os fragmentos da minha lucidez, para chegar a esta conclusão. Ainda estou viva. Isto apesar de ter enfrentado heroicamente filmes sobre os 10 mandamentos, ben-hur e, oh céus, mais uma vez, a diarreia mental e artística mais sobrevalorizada da história da humanidade - A Paixão de Cristo. Ainda respiro, apesar de a RTP ter cometido o sacrilégio (isto em época santa, consta!) de não transmitir o abençoado episódio semanal de Prison Break (nome que não deve ser pronunciado em vão, ou lá o que é). Ah, e mais incrível ainda, ainda não fui fulminada por um raio, apesar de todos os impropérios enraivecidos proferidos contra o Senhor, Jesus, Noé e até o raio dos animais que o homem salvou, e de ter comido uma valente e gulosa chamuça na sexta-feira santa.

Sobrevivi mesmo, sem sequelas de maior, além da nostalgia pelos tempos da infância, quando os meus santos pais ateus e hereges me mantinham a salvo desta insanidade colectiva e para mim a Páscoa era apenas um nome para dar às férias e à época que separava os períodos escolares. Ainda assim, devo admitir que aprendi coisas incríveis nestes dias, que me vão valer para a vida. Entre as várias medidas que Deus tomou para salvar o seu povo da escravidão (através de Moisés, informo aos mais incultos nestas matérias), há uma que me deixou em êxtase: matou, e não estou a inventar, todas as criancinhas do Egipto. Só as criancinhas. E repito, as criancinhas. Ah, e vi num documentário que a história da ressurreição (preparem-se corações crentes e piedosos) pode ter muito bem origem num episódio à Carlos Paião: Cristo terá desfalecido na cruz, devido às dores, mas foi posto vivo na campa, já que ninguém se deu ao trabalho de verificar os sinais vitais (é preciso dizer que a medicina não era o que é hoje). E assim até me parece muito normal que o homem se tenha levantado três dias depois, ora bem!

4 comentários:

KEEP IT GOLDEN disse...

Nunca pensou a Páscoa que ia dar tanto trabalho =P

Bravo disse...

Genial...
As coisas que eu aprendo contigo e as coisas que tu aprendes nos filmes :)

Beijo

Joana disse...

ÁMEN! :)

Anónimo disse...

Para mais esclarecimentos e informações consultar:

http://zeitgeistmovie.com/
1ª parte – The Greatest Story Ever Told
(avançar para 11min45seg s.f.f.)

The End of Faith – Sam Harris (Tinta Da China)
http://www.samharris.org/

The God Delusion – Richard Dawkins (Casa das Letras)
www.richarddawkins.net


Talvez cheguem à conclusão de que o que viram de menos ficcional na TV na semana passada, foi mesmo o Prison Break...
Saludos Cordiales